Mafalda F. Mascarenhas

Mafalda F. Mascarenhas

Sobre mim

Olá! Eu sou a Mafalda! Sou bolseira de doutoramento em Psicologia Social (bolsa financiada pela FCT). Faço parte do programa doutoral LiSP (um programa doutoral em Psicologia Social que reúne o ISPA, ISCTE e Universidade de Lisboa). Mais especificamente, estou a fazer o meu doutoramento na Universidade de Lisboa. Tenho uma bolsa mista (o que significa que tenho um orientador estrangeiro e financiamento para passar até dois anos fora durante o doutoramento). O meu orientador internacional é da University College London (UCL) e ainda este ano vou fazer a minha primeira temporada em Londres.

Há cerca de 5/6 anos que comecei a fazer investigação. Adoro fazer investigação e queria partilhar com outras pessoas como é o dia a dia de uma investigadora, mais especificamente de uma cientista social.

Estudei Psicologia Social, depois disso fiz uma especialização em Neurociências porque queria usar métodos das neurociência para a minha investigação em psicologia social, numa área que se chama Neurociências Sociais. Pelo meio nunca deixei de lado a minha paixão por análise de dados (estatística).

Sou apaixonada pelo mar e passo todos os dias que consigo ao sol à beira mar (que são cada vez menos). Também adoro viajar (nos últimos 10 anos visitei 27 países). A investigação já me levou a alguns deles e espero que continue a ser mais uma razão para explorar o mundo nos próximos anos. Adoro conhecer outras culturas, outras versões da história, outras comidas e perceber quais são as prioridades, o que se valoriza, como se vive em cada lugar.

Também adoro ler e uma das coisas que mais adoro são os meus (muitos) livros.

Já tive alguns blogs de "lifestyle", ou seja, onde falava do meu dia-a-dia e da minha vida. Agora que a minha vida é a investigação achei que fazia todo o sentido montar um projeto onde pudesse dar a conhecer o dia-a-dia de um investigador, ajudar outros estudantes que se estejam a iniciar do mundo da investigação e promover a literacia científica e assim surgiu o Mind Researcher Diary.

Mind Researcher Diary

Bem vindo ao Mind Researcher Diary, neste site podes encontrar dicas de investigação e conteúdos de literacia científica (sobretudo nas áreas de psicologia, estatística e neurociências).

Se queres ser investigador, estás a começar a tua viagem no mundo da investigação ou estás neste momento a fazer a tua tese, vais encontrar aqui imensas dicas úteis. Muitos dos conhecimentos sobre como escrever, como publicar, como apresentar, como gerir o tempo e mesmo como encontrar trabalho e orientar a carreira vão passando de boca em boca. Aqui quero escrever sobre isto tudo e deixar de forma mais sistematizada para poderes consultar ao longo do teu processo.

Para as pessoas que não fazem investigação, vou ter também alguns conteúdos de literacia científica que espero que ajudem a promover uma visão do mundo mais baseada na evidência. Mais do que vos falar de conceitos de psicologia ou neurociências ou de dar a conhecer os estudos que vão sendo feitos, quero explicar como se faz ciência, como se interpreta o que é feito e que conclusões podemos tirar (e aquelas que por mais engraçadas que sejam não podem/não devem ser tiradas).

 

 

 

Blog

Os últimos artigos publicados no blog!

Entra em contacto

Lisboa, Portugal