Os livros técnicos são caros (especialmente os das ciências da vida) e normalmente são precisos 1 ou 2 livros por disciplina (quando não são mais) o que pode ser complicado de gerir financeiramente. Ao longo dos anos na faculdade fui aprendendo várias técnicas para conseguir ter acesso aos livros sem ficar na banca rota. Neste post vou partilhar 3 dicas para poupar em livros técnicos (e em geral).

3 Dicas para poupar em livros técnicos

*este post contém links de afiliados

1. Consultar os livros da biblioteca

Sim, aqueles que ficam lá a apanhar pó enquanto toda a gente reclama sobre o dinheiro que tem que gastar. Se é verdade que são livros nos quais não podemos escrever e sublinhar, em última análise são a opção mais económica. Não têm custo (é preciso apenas o cartão da faculdade) e alguns até podem levar para casa para ler. O grande senão é que não podemos guardá-los connosco para sempre. Alguns manuais queremos guardar, porque são livros mais de consulta do que de leitura (mas novamente se ainda formos alunos podemos ir à biblioteca e consultá-los). A verdade é que há livros de consulta que comprei que acabava por consultar sempre na biblioteca quando precisava para fazer trabalhos porque estava na faculdade e não ia andar carregada com livros.

2. Fotocopiar só as partes que vos interessam

Todos sabemos que fazer fotocópias integrais de um livro é ilegal, mas de um capítulo de cada vez não (dependendo do tamanho). Fiz isso em enfermagem com um livro de fisiologia e fui fotocopiando o que era necessário conforme íamos dando a matéria. Esta dica tem uma vantagem extra: como só têm um bocadinho do livro de cada vez, é muito mais fácil irmos lendo e não deixar o livro a um canto até ao final do semestre. Para além disso, muitas vezes não nos interessa o livro completo.

3. Comprar os livros mais baratos.

Para quem quer mesmo ter os livros, deixo-vos duas dicas para pouparem em livros técnicos:

3.1) para livros cuja versão original é em inglês, ir a um site internacional como a amazon e o bookdepository  e ver se compensa o preço da versão original mais os portes (atenção que na amazon para Portugal vão ter sempre que pagar portes, por isso contem com isso para não serem surpreendidos no momento do pagamento). O book depository normalmente é ligeiramente mais caro nos livros técnicos, mas acaba por compensar porque não se pagam portes de envio. Contem que os livros demoram a chegar (entre duas semanas e um mês), por isso não encomendem à última da hora.

3.2) Encomendar livros usados e de edições anteriores. Especialmente em áreas onde o conhecimento não evolui muito rapidamente é uma boa forma de poupar em livros técnicos (e mesmo nas que evoluem porque os livros normalmente não espelham a mesma velocidade). Vale a pena mandar vir edições antigas, mesmo nas que evoluem rapidamente um livro usado de uma edição com entre 5 e 10 anos é significativamente mais barata e está bastante atualizado na amazon ou no abebooks têm imensos livros usados, costuma sempre dizer o estado do livro (aceitável, bom, muito bom,novo- normalmente os livros de bom para cima só têm algumas coisas de sublinhado e assim). Devem ter em conta os valores do porte de envio (nisto prefiro o abebooks porque conseguimos ver o valor para cada livro na listagem. Na amazon, temos que por no carrinho e só no fim é que descobrimos que afinal o livro que custa 1 dolar custa 40 de portes de envio. Na abebooks na lista dos livros se carregarem em “shipment”, selecionam portugal e vêm logo se vale a pena. Esta opção pode ser complementada com a opção 2 ou 3, para consultar as versões mais recentes dos livros e ver se está tudo conforme. Para títulos portugueses (e mesmo estrangeiros) vale sempre a pena ir ao OLX. Normalmente, é bastante mais rápido embora a oferta aí varie muito.

 

Depois de ler, muitas vezes chega a parte de escrever, já leste o meu artigo sobre a escrita de teses?

Deixei aqui 3 dicas que usei ao longo do curso e que continuo a usar quando preciso para poupar em livros técnicos. Têm mais alguma dica?

 

Tens algum tema/assunto que gostavas de ver abordado. Deixa a tua sugestão aqui!

[wpforms id=”157″]

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.